Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Discipulado e Crescimento Espiritual


O que é discipulado e crescimento espiritual?

A palavra discipulado vem de discípulo, alguém que segue uma doutrina, segue a um mestre.
Crescimento espiritual vem de maturidade espiritual, homem perfeito.
Para nos tronarmos discípulos e crescermos em algum aspecto, precisamos de um mestre. Ninguem melhor que Cristo!
Para entendermos essa dinâmica, precisamos aprender alguns conceitos que pensamos conhecer:
- O que significa seguir a Cristo?
- Qual a maneira certa de colocar esse seguir a Cristo em prática?
- A igreja já é um grupo de discípulos. Essa condição não é uma escolha, simplesmente não tomamos ciência disso. Se eu faço parte de uma igreja local e confesso ter recebido Jesus como meu Senhor e Salvador, eu já sou um discípulo, talvez não tenha tomado consciência disso ainda.
- Muitas igrejas ou grupos, reduzem o compromisso e desenvolvimento em Cristo a mera “Superstição” evangélica, e partem para adivinhações.
- Outros impõe um “Método” muito complicado e dificil de seguir sobre os crentes, oprimem ao invés de libertar.

- Paulo cria plenamente que era possível se tornar “homem perfeito em Cristo” – Cl. 1:28. Cada membro pode alcançar individualmente a maturidade da semelhança em Cristo.
- Nada de programas, reuniões, estratégias ou atividades, essas práticas ajudam, mas não são suficientes e não fazem de ninguém um discipulo.
- É necessário somente, aprender sobre Cristo através da adoração, da comunhão, das Escrituras e da evangelização. Quatro Pilares indispensáveis para a maturidade cristã.
- A essência do discipulado reside em nossa experiência com Cristo. É mais do que experiência religiosa.
- É vir conhecer a Cristo e ter a totalidade de sua vida operando através de nós. Cl. 2:9, 10.

- Essas quatro áreas são quatro experiências na igreja local, dadas por Deus, que permitem nosso crescimento e desenvolvimento como discípulos de Cristo e conseqüentemente nos torna maduros espiritualmente.
- Essa maturidade garantida não é automática – Você pode-se atuar como cristão ativamente sem ter passado por essas quatro experiências, mas o discipulado não está acontecendo na sua vida.
- Pode-se também prender a uma só dessas experiências, mas isso nos torna cristãos sem equilíbrio e discipulos deficiente.

- O discipulado também não pode ser realizado à parte da igreja local – Os pequenos grupos por exemplo. É impossível acontecer desligado, ou a parte da Igreja local. Se não houver igreja local, não existe discipulado, porque nenhuma pessoa ou pequeno grupo dispõe de todos os dons e do poder necessários para dar a qualquer crente, todos os recursos fundamentais ao desenvolvimento dessa pessoa. Isso tem de vir do corpo mais amplo dos crentes, o corpo de Cristo - Ef. 1:22, 23, Seu Templo – Ef. 2:19, 22 e está habilitado com a presença do Espírito Santo – 1 Co. 3:16.

- Pequenos grupos são importantes dentro da Igreja local, não separados dela. São suplementares.
- Num pequeno grupo transmitimos tanto nossos pontos fortes como os fracos também. Jesus era perfeito e nós não. Isso se torna um perigo quando isolado do contexto da igreja local.
- Eis a importância da igreja local.

Desejo que ao terminar essas mensagens você tenha clareza do significado de ser um autêntico discípulo de Cristo e que você organize sua vida de acordo com esses quatro degraus que vão levá-lo aonde você quer ir, a uma vida de alegria, poder, graça e vitória, talvez desconhecidas até então. Isso é Discipulado Espiritual Dinâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário