Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL

O discipulado consiste num processo de desenvolvimento espiritual – Vemos isso em Mateus 10:25, mas vamos entendê-lo a partir do versículo 24: “O discípulo não é mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e o servo como seu senhor”.
Quando Jesus disse que discípulos devem ser como seu mestre, estava esclarecendo que esse negócio de ser discípulo é um processo.
- Da noite pro dia você não se torna um gigante espiritual, plenamente amadurecido. Maturidade leva tempo.
Infelizmente não podemos ser transformados em discípulos em apenas alguns minutos – ou mesmo em alguns poucos anos. Isso leva tempo.

Não existe um programa, ou método no Novo Testamento que nos ensine a nos tornar discípulos, nem uma lista de passos a ser seguidos. Nossas experiências espirituais são únicas para nós. Paulo nos aconselha a desenvolver nossa salvação com temor e tremor. Fl 2:12.

Ficar discípulo é muito rápido, mas desenvolver-se espiritualmente varia de pessoa para pessoa. Há pessoas convertidas há 25 anos que são menos desenvolvidas espiritualmente do que outras que se converteram há três anos. Os mais velhos não cresceram como deviam.
O discipulado relaciona-se ao desenvolvimento espiritual, não com o tempo que você é cristão. Você pode conhecer Cristo há anos sem nunca ter-se desenvolvido satisfatoriamente como discípulo.

A - O processo do discipulado

Em Mateus 11:28, 29, Jesus destaca de forma pitoresca o discipulado:
- ‘Aprendei’ – forma verbal da palavra discípulo.
Vinde a mim e sede discipulados por mim.
Jesus também pinta um quadro vívido da aparência do processo quando fala do seu “jugo”. Ex. Cavalo, ou boi puxando um arado.
O jugo é colocado por três motivos básicos:

1. Manter o animal em submissão, sob o controle de quem está sentado na carroça ou no arado segurando as rédeas. O jugo torna o controle possível. Cristo está procurando nossa submissão, colocar-nos sob seu controle.

2. O jugo expressa trabalho a ser feito. Implica responsabilidade. Deus lhe salvou para lhe dar o tipo certo de responsabilidade.
Quando uma pessoa coloca um jugo sobre alguma coisa, ela o faz com um propósito, há alguma coisa que queira realizar. Deus deseja que você realize alguma coisa em sua vida. Mas você só pode cumprir a responsabilidade quando estiver sob o mesmo jugo de Cristo, sob o controle d’Ele.

3. Jugo expressa “companheirismo”. Tomai sobre vós o meu jugo, significa que Ele também está sob o jugo.
- É a mesma idéia ao treinar o animal colocando-o ao lado de outro experiente.
- O peso recai sobre o mais experiente até o amadurecimento do mais novo. Ex. traficante, ou pregador. O traficante quando quer treinar um distribuidor de drogas, ele o coloca ao seu lado em todas as suas negociações. Assim ele observa todas as ações do traficante e esse quando percebe que seu discipulo está amadurecido no negócio, então o libera para trabalhar sozinho, ou para treinar outro.
Mateus 11:28 – “Se vocês vierem a mim e estiverem cansados e sobrecarregados, eu lhes darei descanso. Eu levarei o jugo com vocês, e eu puxarei o peso”. Mt. 23:2, 4.

B - Um nível diferente que você precisa experimentar

Eu disse antes que nem todo cristão é necessariamente um discípulo. Você pode perceber a diferença nos versículos 28 e 29.
- 28: eu vos aliviarei.
- 29: se vocês tomarem o meu jugo, encontrarão descanso.
Qual a diferença?
O versículo 28 é uma posição, enquanto que o 29 é uma experiência.
Sempre que a Bíblia fala de descanso, refere-se a desfrutar da provisão de Deus. Como crente você tem o descanso de Deus. Mas talvez não esteja experimentando esse descanso em sua vida diária porque não aceitou o jugo.
Você tem paz com Deus, mas talvez não esteja desfrutando da paz de Deus. Também a alegria e o poder de ter muitas outras bênçãos.

Tudo isso está a sua disposição se você estiver sob o jugo de Cristo.
O jugo implica um nível diferente de compromisso.

Mateus 11:28 é um convite à salvação. O versículo 29 é um convite à comunhão do discipulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário