Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

terça-feira, 21 de abril de 2009

A Lei da Perspectiva Global

A LEI DA PERSPECTIVA GLOBAL
Deuteronômio 1: 9- 15; 1 Coríntios 4: 15- 18

O objetivo é mais importante que a função.

“Se você acha que é o todo, então nunca verá o todo”. O segredo é: Fazer tudo pelo bem comum. O objetivo é mais importante do que os nossos papéis individuais.

Em uma cultura que glorifica as medalhas de ouro individuais e na qual se luta por direitos em vez de se concentrar em assumir responsabilidades, as pessoas tendem a perder perspectiva global. Na verdade, algumas pessoas parecem acreditar que elas são o todo: tudo gira em torno de suas necessidades, de seus objetivos e de seus desejos. A idéia de equipe deles é: “um grupo de pessoas fazendo o que as mando fazer”.
Não se espera que uma equipe seja um grupo de pessoas sendo usadas como ferramenta por um indivíduo com motivações egoístas. Membros de uma equipe devem ter objetivos comuns que sejam mutuamente benéficos (Atos 2: 44- 47). Eles devem ser motivados para trabalhar juntos, e não manipulados por alguém que busca reputação pessoal. Tal pessoa não é um formador de equipes, mas sim um ditador.

Para vencer, os membros de uma equipe devem sempre ter a perspectiva global diante deles. Devem lembrar que o objetivo é mais importante do que o papel que desempenham ou a reputação pessoal que possam desejar.
Se a equipe quer alcançar seu potencial, cada jogador deve estar disposto a subordinar seus objetivos pessoais ao bem do time.

Times vencedores possuem jogadores que colocam o bem da equipe acima de si mesmos. Eles querem jogar em suas áreas de domínio, mas estão dispostos a fazer o que for necessário para cuidar do time. Estão dispostos a sacrificar seu papel em nome de um objetivo maior.

Enxergando a perspectiva global

As pessoas que montam equipes de sucesso nunca se esquecem de que cada pessoa da equipe tem um papel a desempenhar e que cada papel contribui para a perspectiva global. Sem essa perspectiva, a equipe não pode atingir seu objetivo, seja o jogo da equipe um esporte, os negócios, a família, o ministério ou a Igreja.
Este é o tipo de mentalidade necessária para se construir uma equipe. É preciso coragem e determinação para reconhecer que o objetivo é mais importante do que o papel que você desempenha.
“Nem todos em um time de campeonato conseguem notoriedade, mas todos podem dizer que são campeões”. Magic Johnson.

Como são as equipes que têm perspectiva global?

Como as pessoas começam a se tornar uma equipe mais unificada? Como as pessoas deixam de ser independentes e se tornam participantes de equipe que ilustram a Lei da Perspectiva Global? Não é algo que acontece da noite para o dia, leva tempo. Como iniciar?

1 – Procure a perspectiva global
Tudo começa com uma VISÃO. Você precisa de um objetivo. Se não tiver, não poderá ter uma verdadeira equipe. “Se você não sabe aonde está indo, acabará em outro lugar”.
Se todo o grupo adota a visão para alcançar uma perspectiva global, então as pessoas têm o potencial de se tornar uma equipe eficiente. As pessoas de uma equipe se sacrificarão e trabalharão juntas somente se puderem ver para que estão trabalhando.
- Se você é o líder da sua equipe, seu papel é fazer aquilo que só você pode fazer: mostrar a perspectiva global a seu pessoal. Sem a visão, eles não desejarão alcançar a meta.

2 – Avalie a situação.
Uma das vantagens de visualizarmos a perspectiva global é a de que isso ajuda a identificar a que distância estamos de alcançá-la.
Para uma pessoa determinada a fazer tudo sozinha, enxergar o fosso entre o que existe e o que poderia existir geralmente intimida. Contudo para as pessoas que vivem para montar equipes, ver o tamanho da tarefa adiante não as preocupa. Elas não fogem do desafio, mas aproveitam a oportunidade. Mal podem esperar para reunir uma equipe e planejar um meio de alcançar aquela visão.

3 – Prepare os recursos necessários.
“Não há problema em pensar alto se você tem munição suficiente”. Os recursos são exatamente isto: munição para ajudá-lo a alcançar seu objetivo.
Não importa em que tipo de equipe você está. Você não pode progredir sem o apoio dos equipamentos adequados, das instalações, dos fundos e assim por diante, seja seu objetivo escalar uma montanha, conquistar um mercado ou criar um ministério. Quanto melhor estruturada for uma equipe, menores distrações os membros da equipe terão ao tentarem alcançar seu objetivo.

4 – Coloque os membros adequados.
Quando a questão é construir uma equipe de sucesso, os participantes são tudo. Você pode ter uma visão bem clara, um plano definido, recursos abundantes e uma incrível liderança, mas se não tiver as pessoas certas, não alcançará nada. Você pode perder com bons membros, mas nunca ganhará com membros ruins.

5- Esqueça agendas pessoais.
Pergunte a si mesmo: “O que é melhor para os demais”? Um bom líder coloca de lado sua agenda pessoal pelo bem da equipe. Ray Kroc disse: “Nenhum de nós é mais importante que o resto de nós” (Atos 2: 46). O objetivo é mais importante que o papel desempenhado.

6 – Dê um passo rumo a um nível mais elevado.
Somente quando os membros se unem e abdicam de suas agendas a equipe pode subir a um nível mais elevado. Esse é o tipo de sacrifício exigido no trabalho em equipe. Quando seguimos pelo caminho que escolhemos, nosso potencial não é usado e as pessoas que dependem de nós terminam desapontadas.

Submeta seu papel para o sucesso da equipe

“Quase todas as pessoas podem suportar a adversidade, mas se você quiser testar o caráter de um homem, dê-lhe poder”. Abraham Lincolm
Ao montar uma equipe trabalhe como qualquer um dos integrantes, independente do seu papel, mostre que você realmente faz parte da equipe e acredita no sonho ao ponto de sacrificar-se fazendo outras funções. Isso motiva pessoas de todas as posições a se juntarem à equipe.

Pensamento de Equipe
Quando você visualizar a perspectiva global corretamente, servirá à equipe mais rapidamente.

Tornando-se um membro de equipe melhor
Qual objetivo em sua vida é maior que você? Você está participando atualmente de algo maior que você mesmo? Se não está, reserve um tempo para refletir sozinho sobre seus objetivos e prioridades. Se você está tentando alcançar algo grandioso, então pergunte a si mesmo o que está disposto a fazer para realizar isso. Você está disposto a assumir um papel subordinado se for necessário para o bem da equipe? Se não está, você pode se tornar um obstáculo para o sucesso da equipe.

Tornando-se um líder de Equipe melhor
Pense numa equipe da qual você faça parte atualmente (de preferência, uma que tenha um objetivo grandioso). Igreja Batista Shekiná! Essa é a nossa Equipe! Qual tipo de atitude tem tido essa equipe quando se trata da perspectiva global? Somos participantes que desejam fazer o que for necessário para que a equipe seja bem-sucedida? Ou desejamos simplesmente beneficiar a nós mesmos em particular?

Assuma a perspectiva global em sua vida. Veja a Igreja Batista Shekiná como um sonho real, grande e possível, além de tudo como propósito de Deus. Também, pense nas maneiras pelas quais você pode ajudar seus irmãos na fé a adotarem esse ideal de Igreja.
Motive as pessoas mostrando que você acredita nessa Igreja e no propósito de Deus para ela. Que você faz parte dessa equipe chamada Shekiná e que precisa de pessoas totalmente envolvidas para alcançarmos o sucesso de objetivo. Seja um motivador! A obra de Deus precisa que você se sinta parte dela.

Deus te abençoe!




Texto baseado no Livro: As 17 Incontestáveis Leis do Trabalho em Equipe – John C. Maxwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário