Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Trabalhando em Equipe

UNIDADE EM EQUIPE
Lucas 6: 12- 16; 9: 1- 6; 22: 7- 13

“Um é um número muito pequeno para alcançar a grandeza”.

Sozinho, nenhum indivíduo conseguiu realizar algo de valor. A crença de que uma única pessoa pode fazer algo grandioso é um mito.
A verdade é: “Por traz de um homem capaz sempre existe outros homens capazes”. O trabalho em equipe está no cerne de qualquer grande feito. A questão não é se as equipes têm valor. A questão é se reconhecemos esse fato e nos tornamos melhores participantes da equipe. Você não pode fazer algo de valor real sozinho.

Porque o trabalho em equipe?
- As equipes envolvem mais pessoas, reunindo, assim, mais recursos, idéias e energia do que uma única pessoa.
- As equipes maximizam o potencial de um líder e minimizam suas deficiências. Os pontos fortes e as deficiências ficam mais expostas em indivíduos sozinhos.
- As equipes apresentam múltiplas perspectivas sobre como atender a uma necessidade ou alcançar um objetivo, divisando várias alternativas para cada situação. A visão que o grupo tem sobre um problema é mais ampla.
- As equipes compartilham o crédito das vitórias e as responsabilidades das perdas. Isso favorece humildade genuína e comunhão autêntica. Os indivíduos recebem os créditos e a culpa sozinhos. Isso alimenta o orgulho e, às vezes, um sentimento de fracasso.
- as equipes cobram do líder a responsabilidade pelo objetivo. Indivíduos que não mantêm relações com ninguém podem mudar os objetivos sem responsabilidade final.
- As equipes simplesmente podem fazer mais do que um único indivíduo.

Se você quer realizar seu potencial e lutar pelo que é aparentemente impossível – como comunicar sua mensagem 2.000 anos depois que se for – você precisa se tornar participante de uma equipe. Pode parecer bobagem, contudo é verdade: os indivíduos participam do jogo, mas são as equipes que vencem o campeonato.
Lembre-se de Jesus, nosso maior exemplo de líder que já existiu, Ele nunca agiu sozinho, estava sempre envolvido com a trindade e, para dar cumprimento ao seu objetivo de salvar a humanidade, formou uma equipe de doze homens e várias mulheres, para continuarem sua tarefa. Depois disso, mais pessoas foram agregadas a essa equipe, e ela não para de crescer. Hoje, eu e você fazemos parte dela também! Somos parte dessa equipe e responsáveis por agregar novos membros a ela e levá-la ao sucesso.
Mas muitos preferem ficar sozinhos diante do potencial da equipe.
- Mas por que algumas pessoas preferem ficar sozinhas?

1 - Por causa do Ego.
Poucas pessoas admitem tranquilamente que não são capazes de fazer tudo, embora essa seja a realidade da vida. Não existem super-homens ou supermulheres. Para isso cabe uma pergunta: “Quanto tempo levará para você perceber que não pode fazer tudo sozinho?”
- Representa um grande passo em seu desenvolvimento perceber que outras pessoas podem ajudá-lo a fazer um trabalho melhor do que aquele que você faria sozinho.
Para fazer algo realmente grande, esqueça seu ego e prepare-se para fazer parte de uma equipe.

2 – Insegurança
Algumas pessoas deixam de promover o trabalho em equipe porque se sentem ameaçadas por outras pessoas.
Somente líderes confiantes transmitem poder aos outros. Essa é a lei do Fortalecimento.
Por outro lado, os líderes inseguros normalmente fracassam ao construir equipes por uma de duas razões: ou desejam manter o controle sobre todas as coisas pelas quais são responsáveis, ou temem serem substituídos por alguém mais capaz.
- O líder que deixa de promover o trabalho em equipe enfraquece seu próprio potencial e consome os melhores esforços das pessoas com quem trabalha.
- Não deveríamos usar apenas o cérebro que possuímos, mas todos aqueles que pudéssemos tomar emprestados.

3 – Ingenuidade
Há líderes que ingenuamente subestimam a dificuldade de realizar coisas grandes. Como resultado, tentam seguir sozinhos. Se seu sonho é maior que a sua capacidade, forme uma equipe.

4 – Temperamento
Algumas pessoas não são muito extrovertidas e simplesmente não pensam em termos de formar ou participar de equipes. Quando enfrentam desafios, nunca lhes ocorre procurar outras pessoas para realizar algo. Por que caminhar sozinho se pode convidar pessoas para caminharem contigo.
Se você faz tudo sozinho e nunca se associa a outras pessoas, cria barreiras enormes a seu potencial. “Pessoas alcançam mais por trabalharem umas com as outras do que contra as outras.” Precisamos de uma equipe para realizar alguma coisa de valor duradouro.
Até mesmo a pessoa mais introvertida do mundo pode aprender a se beneficiar do fato de fazer parte de uma equipe.
“Um é um número muito pequeno para se alcançar a grandeza”. É a lei do significado.

Pensamento de Equipe:
Você pode ser bom – mas não é tão bom assim!

Tornando-se um membro de equipe melhor
Quais são os principais objetivos pelos quais você está trabalhando agora?
Escreva alguns deles abaixo:
1 –
2 –
3 –

Agora, reflita sobre como está trabalhando para atingir esses objetivos. Qual caminho tem tomado para alcançá-los? Você está fazendo tudo sozinho? Ou está construindo uma equipe para alcançar esse objetivo?

Pense no maior sonho de sua vida. Agora, pergunte-se:
- É maior do que eu?
- Beneficia tanto a mim quanto aos outros?
- Vale a pena dedicar uma parte de minha vida a isso?
Se você respondeu sim a todas as perguntas acima, pense em que tipo de pessoas devem se unir a você para lutar pela realização desse sonho.
Faça uma lista de pessoas com opiniões iguais às suas que poderiam aceitar aliar-se a você no processo. Então, convide-as à sua jornada. Esteja atento aos que poderiam se beneficiar fazendo parte dessa equipe.
Lembre-se que a primeira pessoa que você pode convidar é Deus, pois Ele é a fonte de todo poder e possui todas as coisas.

Reflita:
A Igreja Batista Shekiná é um sonho que faz parte da sua vida?
O ministério ao qual você é responsável ou participa, faz parte dos seus sonhos?
É seu sonho ver essa igreja crescer?
E o que você está fazendo para isso acontecer? Pelo menos está animado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário