Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

terça-feira, 28 de abril de 2009

Onde Posso Contribuir Melhor?

Onde posso Contribuir Melhor?
Neemias 7: 1- 6

“Todos os participantes têm um lugar onde contribuem mais”.

Para se alcançar a liderança é necessário: disciplina, estrutura, coleguismo e realmente fazer parte do grupo.

Quando o membro certo está no lugar certo, todos se beneficiam. Boas coisas acontecem à equipe. Mas coisas formidáveis acontecem quando todos os membros da equipe assumem o papel que aperfeiçoa suas forças, seu talento, habilidade e experiência.

O que acontece a uma equipe quando um ou mais de seus membros está sempre fora do lugar?
- O moral se desgasta, pois a equipe não está produzindo à altura de sua capacidade.
- As pessoas ficam ressentidas por não usarem o que possuem de melhor.
- Perdem a disposição de trabalhar em equipe.
- A confiança se desgasta e a equipe para de produzir.
- Como resultado dos pontos acima, a equipe não alcança seu potencial.
“Quando as pessoas não estão onde produzem bem, nada termina bem”.

A dinâmica da equipe muda de acordo com a colocação das pessoas:
• A pessoa errada no lugar errado = regressão
• A pessoa errada no lugar certo = frustração
• A pessoa certa no lugar errado = confusão
• A pessoa certa no lugar certo = progresso
• As pessoas certas nos lugares certos = multiplicação
Quando cada pessoa desempenha o trabalho ao qual melhor se adapta, todos ganham.
“As realizações de uma organização são o resultado dos esforços combinados de cada indivíduo”.
Mas uma equipe vencedora não é formada apenas de pessoas certas. Você precisa ter um grupo de pessoas talentosas, mas se cada pessoa não estiver fazendo aquilo que contribui mais para a equipe, você não alcançará seu potencial como equipe. Essa é a arte de liderar grupos. Precisamos colocar as pessoas em seus lugares.

Para ser capaz de colocar as pessoas nos lugares em que utilizam seus talentos e otimizam o potencial da equipe, precisamos:

1 – Conhecer a equipe
Você não pode fundar uma equipe ou ministério vencedor se não conhecer sua visão de futuro, seu propósito, cultura ou história. Se você não sabe aonde a equipe está tentando ir – e porque está tentando chegar lá – não conseguirá conduzir a equipe à altura de seu potencial. Você deve começar de onde a equipe realmente está. Só então poderá levá-la a algum lugar. Mt. 26:31- 35

2 – Conhecer a situação
Muito embora a visão de futuro ou o propósito de uma organização possa ser constante, sua situação muda com freqüência. Os bons formadores de equipe sabem onde a equipe está e o que a situação exige. Quando, por exemplo, uma equipe é jovem e está apenas começando, normalmente a prioridade máxima é reunir pessoas eficientes. Porém, conforme a equipe amadurece e o talento aumenta, uma sintonia mais exata torna-se mais importante. Nesse momento, o líder deve passar mais tempo associando as pessoas às suas posições. Lucas 10:1- 12

3 – Conhecer o membro da equipe
Você deve conhecer as pessoas que está tentando posicionar no lugar correto. Isso porque os líderes tendem a querer fazer com que todos se conformem à sua imagem, e que trabalhem da mesma maneira e usem os mesmos métodos de resolução de problemas. Montar uma equipe não é trabalhar em uma linha de montagem.
Avalie a experiência de cada pessoa, suas habilidades, temperamento, atitude, sentimentos, habilidade com pessoas, disciplina, força emocional e potencial. Somente então você estará pronto a ajudar o membro de sua equipe a encontrar o lugar adequado.

Como descobrir o lugar certo pra você:
• Seja confiante. “Nenhuma quantia de competência pessoal compensa a insegurança pessoal”. Se você permitir que suas inseguranças retirem-lhe o melhor, você será inflexível e relutante a mudanças. Você precisa estar disposto a mudar para poder crescer.
• Conheça a si mesmo. Você não será capaz de encontrar o lugar onde pode contribuir melhor se não conhecer suas forças e fraquezas. Reflita sobre seus talentos e explore-os. Peça que outras pessoas avaliem seu desempenho. Faça o que for necessário para remover falhas de julgamento.
• Confie em seu líder. Busque direção.
• Analise a perspectiva global. Seu lugar na equipe faz sentido somente em relação ao contexto geral. Se sua única motivação para encontrar seu lugar onde pode contribuir melhor é um ganho pessoal, sua motivação medíocre pode impedi-lo de descobrir o que deseja.
• Confie em sua experiência. Experimente o que parece certo e aprenda com seus fracassos e sucessos. Quando você descobrir aquilo para o que foi feito, seu coração se enaltece: não existe lugar como este, nem mesmo parecido; então, este deve ser o lugar certo!

No trabalho voluntário, devemos operar com o máximo de eficiência e interagir apropriadamente com as outras partes, para não ocorrer colapsos terríveis e às vezes fatais.
Uma igreja ou um ministério é como um porta aviões, que deve ser auto-sustentável e seus departamentos deve funcionar como uma equipe realizando sua missão.
Todo piloto reconhece o esforço exigido de uma equipe para colocar um avião a jato no ar. São necessárias centenas de pessoas, utilizando dezenas de especialidades técnicas para lançar, monitorar, apoiar, aterrissar e manter uma aeronave. A igreja é como esse porta-aviões. “Nossa união através da fé em Deus e nosso amor pela igreja deve ser a grande força que nos manterá em condições de suportar tempos difíceis”. Fazer pequenas tarefas como, conectar um microfone na mesa ou, arrumar uma porta, trocar uma lâmpada, encher o filtro de água, pode fazer uma grande diferença à sua sobrevivência e da sua igreja (equipe).

Pensamento de Equipe
Você é mais valioso no lugar em que contribui mais.

Tornando-se um membro de equipe melhor
Você já encontrou o lugar onde pode contribuir melhor na igreja (equipe)? Ao cumprir suas responsabilidades, você pensa em algo como “não existe lugar como esse, nem mesmo parecido: portanto, este deve ser o lugar certo”!? Se for assim, mantenha o rumo e continue crescendo e aprendendo em sua área de conhecimento. Se não é, você precisa entrar nos trilhos.
Se você sabe qual é o seu lugar na equipe, mas não trabalha nele, comece a planejar uma transição. Pode ser tão simples como alterar algumas rotinas ou tão complexo quanto mudar de carreira. Crie um plano de transição e um cronograma para cumpri-lo e tome o primeiro passo.
Se você não tem idéia do que deveria estar fazendo, precisa fazer algumas pesquisas. Converse sobre seus pontos fortes e fracos, peça uma avaliação, faça testes de personalidade e temperamento. Articule o propósito de sua vida e encontre pistas do que você pode fazer e ganhe experiência.

Tornando-se um líder de equipe melhor
Para alcançar seu potencial e otimizar sua eficiência, saia da comodidade, mas nunca de sua área de habilidades. Sair para outro lugar fora de seus talentos, leva a frustração, mas sair da área de conforto leva à satisfação.
Deus te abençoe!



Texto baseado no livro: As 17 Irrefutáveis Leis do Trabalho em Equipe
Acesse nosso Bog: wwwigrejashekinaudia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário