Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

quinta-feira, 14 de março de 2013

A igreja Católica Romana e o novo Papa

O assunto do ano é esse: "O novo Papa".
No princípio da Igreja Cristã, Deus instituiu Apóstolos e não "Papas". O ministério daqueles, não existe mais, Deus não levanta mais Apóstolos. O último foi Paulo (E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
1 Coríntios 12:28-29) e (Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Efésios 1:1-2).
Deus levanta (chama) pastores para cuidarem do "Seus Rebanho". Homens que sob a direção e capacitação do Espírito Santo cuida da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Falando ainda sobre os Apóstolos, Deus não instituiu nenhum deles como líder dando-lhe maior importância sobre os outros, pelo contrário, Jesus disse que aquele que serve é o que tem mais honra. Pedro recebeu em primeira mão as palavras de Jesus Cristo sobre a Igreja e o poder que ela exerceria sobre o mundo, mas não quis dizer que ele, Pedro, era a rocha a qual lançaria os fundamentos dessa instituição. Jesus falava dele mesmo, a pedra de esquina (Ainda não lestes esta Escritura: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Esta foi posta por cabeça de esquina - Marcos 12:10. Também, "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;Mateus 16:18). No contexto dessa conversa, Jesus inqueria dos seus discípulos sobre quem eles achavam que Ele era e Pedro disse que Jesus era "O Cristo, o filho do Deus Vivo", então isso significa que eles estavam falando do próprio Jesus (Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular. Atos 4:11).
Segundo a lingua portuguesa, o pronome "este" se refere a primeira pessoa, Pedro era a segunda pessoa envolvida, e nesse caso, a pessoa de quem Jesus comentava era o Filho do Deus vivo, isto é, ele mesmo, e não Pedro. A bíblia diz que os salvos são pedras vivas (Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5) e não pedra angular. A Igreja é uma instituição divina e jamais seria fundamentada em princípios humanos (E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos - Efésios 1:22-23).
Antes da fundação do mundo, Igreja já estava no propósito de Deus (Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor - Efésios 1:4). Os líderes anteriores que tiveram domínio sobre o povo de Deus, fracassaram, todos eles, daí Deus colocar aquele que nunca falha sob a direção da sua igreja, Jesus Cristo. Ele é o nosso sumo-sacerdote (Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Hebreus 4:14). Sendo assim, Deus não colocaria homens corruptiveis em uma posição tão importante como essa sob a igreja d'Ele, uma vez que todos os outros que ocuparam tais posições no passado, necessitavam da graça e misericórdia de Cristo. Os pastores estão sujeitos a Cristo e à mente do espírito Santo. Deus nos chamou para guiar, alimentar, cuidar do "rebanho" e não exercer domínio sobre ele. Também não disse que a Igreja dominaria as pessoas, mas que ela representaria Cristo aqui na terra e Cristo não veio para subjugar ninguém, pelo contrário, ele vei para dar liberdade aos cativos.
As igrejas primitivas caminharam por muito tempo e até hoje sob esses princípios, porém, algumas se apostataram da fé e deixaram que heresias as tirassem do caminho verdadeiro. O catolicismo surgiu dessas igrejas que se desviaram, porém muitos outros grupos continuaram firmes em seus princípios e foram perseguidos por isso. Vou lhes apresentar um pouco dessa história, da qual eu faço parte, pois sou um "Batista". Amanhã continuo...
Grande abraço,
Pastor Luiz Claudio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário