Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

quinta-feira, 7 de março de 2013

O PREÇO DO DISCIPULADO

Para se tornar apto em qualquer coisa é preciso pagar o preço. Não se acorda de manhã transformado em profissional. É preciso estar pronto para pagar o preço.
Espiritualmente é da mesma forma. Você não decide hoje e acorda amanhã amadurecido espiritualmente, com todo o poder de Deus operando em sua vida. Há um preço a pagar para seguir a Jesus. O discipulado tem um preço. E muitos não querem. Muitos não querem compromisso e o que querem é só ser servidos. Mas não é assim que as coisas funcionam.
Exige-se:

1 – Um preço nos relacionamentos – Lucas 14: 25- 33. Jesus explica nesse texto detalhadamente o preço de tornar-se seu seguidor.
- Não se intimide ao ouvir isso.
- Jesus não está exagerando. Jesus não quer que você odie àqueles que fazem parte do seu circulo de relacionamentos, nem os de sua família!
O que Jesus disse realmente? Primeiro, Ele não está falando de sentimentos. Ele está falando de nossas decisões. Quando alguém disser vá para a direita e Jesus disser vá para a esquerda, temos de ir para a esquerda. É simples assim.
A questão é quem é a autoridade. Eu e você devemos estar prontos a renunciar às pessoas mais preciosas de nossas vidas se realmente desejamos seguir a Cristo. Ele não será o número dois no coração de ninguém.
Ex. Uma segunda esposa e a atual ter de ficar de lado. Ela aceitaria?
A essência do casamento é que todas as outras pessoas ficam em segundo lugar. Nem os filhos devem tomar o primeiro lugar do cônjuge. Assim também deve ser com Jesus. Ninguém deve tomar o primeiro lugar d’Ele em nossas vidas.
Não deve haver nada em minha vida que mereça meu compromisso, minha determinação e minha paixão mais do que meu amor por Jesus. Esse sentimento deve superar o amor por minha esposa, ou esposo e filhos, de modo que às vezes pareça que os odeio.
Um dos motivos porque as orações não estão sendo respondidas, os casamentos não estão sendo restaurados, curados e nossos problemas não estão sendo resolvidos é porque muitos de nós queremos apenas “as coisas boas” da vida cristã. Não queremos odiar tudo e vir a Cristo.
A Bíblia diz para amarmos nossos cônjuges e filhos. Aqui Cristo está falando de autoridade. No caso de você tiver de escolher entre Cristo e sua família, ou a pessoa que você ama, um emprego, um compromisso, escolha a Cristo. Ele é a principal pessoa na sua vida.
Quem coloca Cristo acima de qualquer pessoa ou coisa, nunca sai perdendo. Colocá-lo em primeiro lugar significa que eu amarei minha esposa, meus filhos e os compromissos do modo como Cristo os amaria, isto é, como Cristo ama a Igreja. E como Ele a ama? Dando sua vida por ela! Mas nem por isso, Cristo deixou de fazer a vontade de Deus por amar a Igreja, Isto é, eu e você. É assim que pagamos o preço. Ele exige prioridade sobre qualquer relacionamento que tivermos.

2 – O preço no sofrimento
O discipulado também exige uma disposição para sofrer. Lc. 14: 27.
Ao carregar a cruz até o Calvário, Roma estava dizendo que eles estavam certos e que Jesus estava errado. Jesus era culpado e digno de morte porque assim o governo romano o julgou.
Jesus está lhe dizendo “Eu quero que você carregue sua cruz pela cidade’. Ele quer que nos identifiquemos com Ele de tal forma que quando formos acusados de sermos cristãos, digamos: “sou culpado”! Quando formos acusados de amar e seguir o Senhor Jesus, reconheçamos a acusação. Você está certo. Eu sou um deles! Assim como Pedro deveria ter assumido.
É isso que significa tomar a Cruz, ser discípulo de Jesus Cristo. Significa ficar exposto publicamente, identificar-se com Jesus em todas as áreas de sua vida. Significa que se seus familiares não quiseram se identificar com você e sua fé, está tudo bem. Você vai continuar identificando-se com Cristo. Significa que, se por causa de seus padrões as pessoas se afastarem de você, está tudo bem.
Jesus não vai dar meia-volta e seguir você se você acompanhar as pessoas. Ele disse: “Segue-me”.
Outra coisa, quando um homem tomava sua cruz e caminhava pela cidade, era apenas uma caminhada de ida, não tinha volta. Ele se dirigia para a morte. Não podia voltar atrás. Lc. 9: 23 – Jesus não está falando aqui de morte física, uma vez que não se pode morrer todos os dias. Ele se refere ao que nós devemos fazer dia após dia em nossas vidas, nossas decisões.
Negar-se a si mesmo não significa apenas renunciar a alguma coisa que você deseja. Significa dizer não aos seus desejos e planos para a vida. Significa renunciar a qualquer coisa que Deus não deseja pra você. É sacrificar a sua vida diariamente para Cristo.
A renuncia dói, mas faz parte do preço do discipulado. Jesus diz: “Ame-me a ponto de renunciar a qualquer coisa que eu não quiser para você”. Mas nós amamos e gostamos de satisfazer nossos anseios.
Então comece hoje a:

3 – Renunciar seus direitos
Isso te leva ao terceiro preço do discipulado: abrir mão de todos os direitos relativos a cada aspecto da vida. Esse é um estágio mais adiantado do conceito de autonegação.
Jesus apresenta duas ilustrações do que Ele quer dizer em Lucas 14: 28- 32.
A primeira é de um construtor que tem de calcular o custo do seu projeto (28 a 30). Ninguém coloca os fundamentos de um edifício e em seguida descobre que subestimou os custos de tal forma que precisa parar de construir.
Ser discípulo de Cristo implica planejamento, fazer alguns cálculos. Certifique-se de que você entende o que está fazendo, se entende o que é ser discípulo, se você tem o capital espiritual de que precisa para concluir, e não só para iniciar sua carreira cristã.
Avalie se há alguma coisa em sua vida que o impeça de ser discípulo de Jesus sem nenhuma amarra.

A segunda ilustração do Senhor é de um rei que está a caminho de lutar contra outro rei (31, 32). Se o rei que está a caminho leva com ele dez mil soldados e o outro 20 mil, esse outro rei para e considera se essa idéia é boa. Ao perceber que vai ser arrasado, ele manda uma delegação para negociar a paz. Faz um acordo.
A questão é que não existe neutralidade. O rei tem de lutar ou fazer um acordo. Ele não pode simplesmente ficar olhando para o nada, à espera de que o seu exército seja dizimado.
Se você é um crente, Satanás está atrás de você quer decida ou não tornar-se um discípulo. Ele vai jogar o exército dele contra você não importa o que você faça, porque nós estamos em guerra. Então é melhor tomar uma decisão. Olhe antes de dar o salto – mas depois de olhar, certifique-se de que vai pular.

Veja o que dizem os versículos de 33 a 35. Abaixe sua cabeça e feche seus olhos agora. Aqui Jesus levanta a questão do preço de ser discípulo. Ele não pode realmente usar pessoas que não estejam prontas a amá-lo de maneira suprema, que não estejam prontas a carregar a sua cruz diariamente, que tenham avaliado o preço e tenham dito ‘não obrigado”, que não estejam prontas a desistir de tudo em favor d’Ele (v. 33).

Pessoas como essas são “sal sem sabor”. Estão no reino, mas nada acrescentam ao programa e ao plano de Deus.
Uma vez que você tenha decidido seguir a Cristo a qualquer preço, descobrirá o outro lado do discipulado, que é a recompensa de ser discípulo de Jesus. Mas antes de contabilizar as recompensas, você precisa somar os custos. Jesus não quer que você comece com Ele e, depois, volte atrás, abandone o barco, ou desista da batalha. Ele quer que você seja um vencedor! Aleluia! Amém irmãos! Jesus quer que você seja um vencedor, um discípulo amadurecido espiritualmente.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário