Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

quinta-feira, 7 de março de 2013

A PRIORIDADE DO DISCIPULADO

Quantas vezes você ouviu alguém dizer, ou até você mesmo: “Se eu soubesse no que estava me metendo, nunca teria dito sim”? Daí a importância de saber do que se trata antes de assumirmos um compromisso. Para fazer o que é necessário para se tornar um discípulo de Cristo e segui-lo, deve saber o que Ele espera de você. Precisa saber as verdadeiras implicações dessa decisão. E é justamente o que Jesus quer que você saiba.
Primeiro Jesus quer que saibamos qual é a:

1 - Prioridade do discipulado.
- Isso é importante para Jesus
- E o quanto importa para nós?
Para respondermos vamos examinar Lucas 9: 57- 62.
- Jesus chama os discípulos para segui-lo mesmo quando não há garantias de progresso.
Então Jesus quer que saibamos no que estamos nos envolvendo quando o seguimos? Sim Ele deseja! Mas conhecer as implicações do discipulado não significa ter cada uma de suas perguntas respondidas.
Os três homens em Lucas 9 precisavam aprender que Jesus não oferecia garantias ou negócios especiais, mas a si mesmo. Isso era tudo de que eles precisavam. Somos chamados para seguir a Cristo e ponto-final. Ele não nos garante um teto e nem refeição. Muito menos segui-lo em nossos próprios termos, quando estivermos preparados.
Ser um discípulo implica estabelecer tal prioridade que nos comprometemos a seguir a Jesus por onde quer que Ele nos conduza e a fazer o que quer que ele nos peça. Jesus quer que o sigamos porque o amamos, não porque amamos o que poderíamos receber dele.

2 – Prioridade manifesta em ação – v. 57 e 58.
- Jesus não tinha um lar permanente.
- Estava a caminho de Jerusalém para morrer. V. 51
- Então o que Jesus disse ao discípulo que se ele o seguisse, o seguiria sem garantia de nada. Teria de segui-lo e andar pela fé.
O homem disse: “Jesus, te seguirei para onde fores”. É um compromisso tremendo!
Ele estava sendo sincero? O contexto de Lucas sugere que ele não estava preparado para ser discípulo. Ele dizia a coisa certa, mas não tinha consciência do que estava dizendo.
- Ele não entendia que Discipulado não é uma prioridade teórica, mas uma prioridade manifesta em ação (Mt. 21: 28 a 31) Ele poderia estar pensando: Seguirei Jesus para onde quer que for, mas só enquanto eu gostar.
- Qualquer lugar pra Jesus é qualquer lugar.

3 – Prioridade imediata
Creio que o segundo homem estava ouvindo a conversa de Jesus com o primeiro e então Jesus disse: Segue-me (v. 59).
- É um caso totalmente diferente, porque esse homem não se ofereceu como o primeiro. Ele respondeu – v. 60.
- Jesus parece insensível. Os filhos não têm que honrar os pais?
- O pai deste homem não estava morto. Se fosse assim estaria velando o pai em casa. 24 horas de velório.
- Jesus não falou literalmente – defuntos não enterram defuntos. Jesus estava falando dos mortos espiritualmente. Falou que os que não conhecem a Deus cuidem do funeral. Jesus queria que aquele homem fosse pregar o Evangelho.
- Esse homem estava dizendo a Jesus que precisava adiar a decisão de se tornar um discípulo por tempo indefinido até que seu pai morresse e toda a herança fosse definida.
Em outras palavras, ele queria que Jesus o aguardasse até que seus problemas fossem resolvidos.
- Jesus vem em primeiro lugar – prioridade do discipulado. E sempre haverá problemas.
- Provavelmente ele ouviu Jesus dizer que não tinha onde reclinar a cabeça, então achou melhor ajeitar sua vida financeira antes de seguir a Jesus.
- Jesus disse que não esperaria. Há cristãos que fazem a mesma negociação com Jesus.
Jesus não quer barganha, não quer as sobras. Ele é o pai, e não quer esperar.
- Satanás coopera nos influenciando a adiar coisas de grande importância. Quando acabamos de resolver um, aparece outra, e negociamos com Deus: “Vou segui-lo depois. Começarei a viver pra ti mais tarde”.
O discipulado exige obediência imediata.

4 – Prioridade de relacionamentos
Olhemos para o terceiro homem. Tal como o primeiro, ele toma a iniciativa (61 e 62).
- Prece justo. Veja bem, você está se preparando para ficar longe por longo tempo, talvez nem volte. Por isso quer ir pra casa fazer as malas e se despedir do pessoal. Mas Jesus disse (v. 62). Eis a questão!
- Ele não queria apenas voltar para casa, Ele estava olhando para traz. No VT, quando uma pessoa se preparava para uma longa viagem, não dizia apenas um rápido até logo, dava uma festa de vários dias.
- Jesus não se opõe a uma rápida despedida. Mas fala sobre a família que faz um discípulo em potencial olhar para traz e pensar duas vezes em desistir de tudo para seguir Jesus. (Você vai fazer o que? Vai seguir um homem que nem sabe como é o lugar para onde vai? Como ele vai cuidar de você? Não é uma boa idéia.
- Mas Jesus diz que qualquer um que olhar para traz depois de iniciar o caminho do discipulado não está apto para o seu reino.
Não se pode arar olhando para traz. Se assim fizermos vamos atrapalhar os planos de Jesus.
Lembre-se da mulher de Ló. Ela deixou Sodoma, mas Sodoma não a deixou. Ela ouviu todo aquele fogo e enxofre chovendo atrás dela e começou a pensar: Meus amigos estão lá. Todas as lojas nas quais eu gostava de fazer compras estão lá. Tudo o que é importante para mim está lá em Sodoma. Então ela olhou para trás apesar da advertência do Anjo (Gn. 19: 17), e Deus a fez parar ali mesmo (v.26) Ela se tornou a resposta a uma pergunta trivial da Bíblia. Ela foi julgada incapaz de prosseguir.
- Que diferença com Abraão, em Gn. 22. Deus pediu e recebeu Isaque.
A boa noticia é que quando você dá prioridade a Deus e lhe entrega o que você tem de melhor, ele lhe dá prioridade e lhe oferece o que Ele tem de melhor. Se você faz de Deus uma prioridade, Ele lhe mostra o caminho mais excelente. O caminho das pedras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário