Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

sábado, 16 de março de 2013

A PRIORIDADE DA ADORAÇÃO

Algumas verdades sobre Adoração:
- Adoração se tornou uma palavra popular nos círculos cristãos.
- Para muitos crentes, adoração ainda é um conceito estranho.
- Adoração é fundamental para tudo mais na vida cristã.
Muitas pessoas vêm à igreja porque é domingo, em vez de vir adorar no domingo. Buscam entretenimento em vez de louvar o Santo Nome de Deus. Vêm para ser abençoados e não para abençoar.
Muitos não sabem como adorar no restante da semana, por isso não estão preparados para adorar no domingo.
A igreja precisa hoje de uma adoração mais pura, focalizada, bíblica.
A adoração tem se perdido entre muitas coisas. Ex: A criança que foi sufocada.
É trágico quando abafamos a adoração, sepultando-a quando valorizamos costumes e não damos liberdade para os adoradores expressarem sua intimidade com Deus. Quando abafamos nossa adoração, simultaneamente abafamos nosso desenvolvimento como discípulos de Cristo.
Em João 4, Jesus nos dá um belo conceito de adoração.
- Jesus estava confrontando o pecado daquela mulher. Ele a levou a refletir sobre seu pecado. Ali ela se esbarrou com a santidade de Deus e tenta mudar o assunto, mas Jesus aponta seus pecados. V. 17, 18. Então, adoração leva a refletirmos sobre nossos pecados.

Então vamos ver algumas verdades sobre adoração ( João 4:20- 25).

1º - A Prioridade da adoração
Adoração se faz em qualquer lugar – foi num poço e não no templo.
Havia necessidades e problemas reais. A sede de Jesus e a fome de salvação da mulher.
Havia conflitos raciais. Discípulos escandalizados por Jesus estar falando com um samaritano e pior com uma mulher.
Em meio a toda essa loucura, Jesus falou sobre adoração. Por quê? Porque se adorarmos da maneira certa, as outras coisas com as quais gastamos tanto na tentativa de corrigi-las serão reparadas muito mais depressa.
A mulher captou o verdadeiro sentido da adoração, por isso parou de se prostituir.
Por que Jesus deu a seus discípulos a visão correta de Deus, eles foram capazes de confraternizar-se com seus ex-inimigos, os samaritanos.
É interessante que mais tarde Jesus disse aos discípulos: “Erguei os vossos olhos, e vede os campos” (v. 35). O que eles viram? Samaritanos vindo ao encontro de Jesus. E eles tiveram oportunidade para discípula-los (v. 40). Os próprios samaritanos deixaram de lado velhos preconceitos para aceitar a Cristo.
O que estou dizendo é que se adorarmos corretamente, muitas coisas que estão afligindo os crentes agora serão resolvidas.
Nos versículos de 20 ao 40 falam de uma adoração concentrada, vamos entender isso:

- Adoração não se relaciona com o lugar que você está – v. 19 ao 21.
- Adoração começa com o que você é. Adoração é um modo de vida, freqüentar uma igreja (prédio) não quer dizer que você está adorando. O templo é seu corpo (1 Co. 6:19). Então se você é cristão, você está na igreja o tempo todo. Você é a igreja. Não um individualismo radical, pois temos que adorar coletivamente também. Adoração individual e pública se complementam.
Agora eu pergunto? Se o Espírito Santo está em nós e não podemos sair da igreja, que tipo de igreja tenho vivido quando não estou no templo onde nos reunimos? Que tipo de igreja você tem no trabalho, em casa?
Muitos crentes estão confusos porque só adoram aos domingos.
Se pudéssemos aprender a estar na igreja sendo apenas as pessoas que Deus deseja que sejamos, então estaríamos sempre adorando-o. O resultado é que estaríamos sempre crescendo espiritualmente e assim nos tornando discípulos melhores de Cristo.
Obviamente, supõe-se que a adoração é a que acontece na casa de Deus. A igreja reúne pastores, professores, músicos e tudo o mais para dirigir o povo de Deus em adoração. A igreja é uma esfera de adoração. Mas quando você põe em atividade a outra esfera de adoração (você em ação), quando ela faz parte do que você é, então você ressuscita.

O conceito da adoração pública
Muitas pessoas que tem problemas com a adoração pública, geralmente não experimentam uma adoração particular autêntica em suas vidas.
A adoração pública é essencial por diversos motivos:
- Primeiro – nos lembra que Deus é “o nosso Pai que está nos céus” e não apenas “meu Pai”. Você não é filho único, faz parte de uma família.
Ignorar e negligenciar a adoração pública, é insultar a Deus como o cabeça de uma família da qual você é apenas uma parte.
- Segundo – há coisas que Deus fará por você na adoração pública que não estão necessariamente disponíveis na adoração particular. Como por exemplo, atividades milagrosas do Espírito Santo (Atos 2: 42, 44; 12:1, 12).
- Terceiro – a adoração pública destina-se a beneficiar outros além de você. Deus deseja usá-lo e sua adoração para encorajar outros (Hb. 10:24, 25).
É o cúmulo do egoísmo pensarmos apenas em nós mesmos quando se trata de adoração.
Assim como as pessoas em um evento esportivo alimentam o entusiasmo umas das outras quando o time da casa marca pontos, os cristãos devem alimentar uns aos outros quando celebramos a glória de nosso Deus, o “marcador de pontos do universo”.
- Quarto – e o mais importante – Deus espera que adoremos e Ele aguarda o seu povo no local da adoração pública (1 Co. 11:18, 24).
Portanto deixar de adorar coletivamente como o corpo de Cristo é uma afronta ao Deus que nos convida para a sua mesa – assim como seria uma afronta se as crianças se recusassem a vir à mesa quando o pai ou a mãe as chama para jantar.
Nenhum jantar espiritual particular, por melhor que seja, pode substituir nossa necessidade de nos juntarmos ao restante da família de Deus à mesa.

Adoração particular
Preste atenção no que eu vou falar agora!
Se o único momento em que Deus ouve os hinos de louvor que você lhe entoa é no domingo, se o único momento em que você interage com a Palavra de Deus é no domingo; e se o único momento em que você tem comunhão com os outros crentes é no domingo, então sua vida espiritual vai tornar-se anêmica.
- A adoração não deve ocorrer só em Jerusalém. A adoração está em você porque o Espírito de Deus habita em você (Salmo 113:3). Isto é, louvor e adoração devem fazer parte da rotina diária da vida. Todos os dias os passarinhos cantam e as abelhas zumbem como parte do louvor da criação a Deus.
- Estou falando de devoção a Deus. Não é ler um versículo por dia para manter o diabo afastado. Não é recitar uma oração sem pensar no que está falando, nem agradecer mecanicamente pelas refeições sem que as palavras tenham algum significado.
Ter devoção é adorar. É dizer: “Deus, eu te adoro”.
Tudo o que está à sua disposição foi Deus quem fez e faz, então é motivo de louvarmos a Ele.
Deus merece o seu louvor. Ele deseja a nossa adoração particular e coletiva junto com o corpo de crentes. Essas são as esferas da adoração, e elas estão interligadas. Qualquer pessoa que adora particularmente não terá problemas em adorar junto com outros crentes e tornar-se o discípulo que Cristo salvou para ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário