Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

quinta-feira, 7 de março de 2013

A PRODUTIVIDADE E A RECOMPENSA DO DISCIPULADO

Uma outra realidade que eu quero apresentar-lhes acerca do discipulado é a sua produtividade. A vontade de Deus é que cada discípulo se torne um colaborador máximo para o propósito e para o plano de Deus no mundo. Jesus chama isso dar frutos. João 15.

1 – Porém a iniciativa é de Deus.
Jesus diz: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”. Então Deus inicia o processo. A produtividade de um discípulo inicia-se e é estimulada pelo cuidado e pela poda que Deus faz.
Talvez Jesus disse isso ao passar pelo vale de Cedrom a caminho do Getsêmane. Era um vale conhecido pelas suas grandes vinhas e uvas saborosas.
Videira verdadeira – Videira real. Eu sou a videira real.
Deus é o agricultor e é responsabilidade d’Ele cuidar da videira.
Nós somos os ramos e se estamos realmente em Jesus temos que dar frutos.
“Aquele que permanece em mim”. Essa frase indica um relacionamento orgânico, isto é, cada crente, independente do estágio em que ele se encontra, vivendo seu desenvolvimento espiritual. Uns mais desenvolvidos espiritualmente do que outros, mas todos produzindo frutos porque estão no Senhor.
A preocupação de Cristo é levar seus filhos de um simples relacionamento para uma comunhão íntima com ele através do processo do discipulado. Ex. o casamento. Nem sempre no casamento existe comunhão íntima. Estar casado não significa que faíscas de amor estão explodindo em sua sala de estar. O objetivo do casamento é mais do que relacionamento. É comunhão íntima.
É o que Jesus está dizendo aqui em João 15:2. Há um progresso aqui: Primeiro dá-se fruto, depois mais fruto e, então, muito fruto (v. 2 e 5).
E no versículo 16, Jesus deseja que nosso fruto permaneça. Nossa comunhão com Jesus deveria produzir fruto duradouro.Sabe por quê?

2 – Porque o fruto reflete o caráter da árvore ou da videira da qual faz parte.
Quando nos aproximamos de uma macieira na época da colheita, esperamos encontrar maçãs. Se encontrarmos a árvore sem frutos, ou se encontrarmos peras, alguma coisa está errada.
Cristãos devem produzir frutos à semelhança de Cristo. Nós refletimos o caráter da videira da qual fazemos parte.
Então meu querido e minha querida, seu comportamento e suas ações estão refletindo aquilo que Cristo é?
Olha, se você está produzindo frutos semelhantes ao comportamento de Cristo,

3 – Seu fruto pode impulsionar outros a virem para Cristo. Em outras palavras, você produz frutos para que outra pessoa possa experimentar um pedacinho de Cristo e seja abençoada.
Mas o que acontece com os ramos que não produzem frutos, que não abençoam?

4 – João 15:2. “Todo ramo em mim que não dá fruto, ele (Deus, o vinhateiro) o corta”. Quero dar aqui uma palavra de encorajamento. Vamos entender:
- Todo vinhateiro preocupa-se com as videiras improdutivas.
- Observe que esses ramos estão “em mim”, isto é, em Cristo. Eu creio que eles estão em comunhão com Cristo, mas ainda não estão produzindo fruto.
Então o que quer dizer “cortar”?
- Quer dizer levantar. O que acontece? Muitas vinhas do Oriente Médio ficam com ramos caídos e não recebem luz do sol suficiente e ainda ficam cobertas por sujeira. Os vinhateiros procuram esses ramos e os escora amarrando-os numa estaca. Isso impede que esses ramos toquem no chão e corram o risco de serem sufocados, impossibilitando a frutificação. Quando são tocados pela luz do sol, inicia-se o processo de produção do fruto.
- Um dos meios como Deus nos levanta e nos escora é através do encorajamento. Através de resolução de problemas que enfrentamos. Através de libertação. Através de respostas a orações. Isso nos leva a glorificar a Deus e o Louvor é uma forma de fruto – Hb. 13:15.
- Mas é quando o discípulo começa a produzir frutos que Deus realmente inicia a obra. Ele começa a podar-nos para que produzamos mais fruto.
- Deus não fica satisfeito com a falta de frutos e nem com pouco fruto. E para que você produza mais frutos, Ele começa a podá-lo e corta todos os rebentos que sugam a vida que deveria ir pra você.
- Esses rebentos são ladrões e sugam a seiva vital da videira, seiva essa que se destina aos ramos. Se não forem podados, o ramo ficará desnutrido.
- A poda dói – assim como a autonegação. Mas é importante para que você produza fruto.Você agüenta a dor.
- Deus não poda seus ramos, seus discípulos, para impedi-los de crescer.
Eles os poda para que sejam mais produtivos do que nunca.
E quando eu produzo fruto,

5 – Eu recebo recompensa. Mateus 10: 40, 42.
- Há uma grande recompensa em ser discípulo de Jesus. Porém, não existe recompensa em apenas ser membro de igreja.
Certa vez viram Jesus rejeitar o pedido de um homem rico para tornar-se seu discípulo, porque ele não queria abrir mão de suas propriedades. E Jesus disse que era muito difícil para um rico abrir mão dos seus bens e entrar no reino dos céus (Mc. 10:23).
- Aí Pedro exclamou! Mas Jesus, o Senhor nos pediu para deixar um monte de coisas, deixar pai e mãe, irmãos, deixamos nossa pescaria, fizemos tudo diferente daquele homem. Tudo isso pra te seguir. E o que receberemos em troca?
- Jesus responde nos versos 29 e 30.
Jesus está nos dizendo que nos recompensará por tudo aquilo que perdermos por causa d’Ele. Ele nos dará tudo o que é d’Ele. Isto é, tudo o que faz parte do seu reino. Então Cristo lhe dará pai e mãe espirituais, caso você seja rejeitado pelos seus pais biológicos. E assim as demais coisas.
Mas se você dá pouco do que você tem para Deus, Ele também lhe dará pouco do que Ele tem. Da mesma forma sobre o que você é, Deus quer mais de você, porque ele está ansioso pra que você receba mais d’Ele em sua vida.
A lei da colheita é: “Se você está cheio de você, não existe espaço para Deus em seu interior, então se esvazie do seu eu, para que Deus transborde em sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário