Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

quinta-feira, 7 de março de 2013

UM PROCESSO TRASFERÍVEL

Esse é o quarto e último componente de nossa definição de discipulado. O processo destina-se a ser transferível de você e de mim para os outros.
O objetivo é que cada membro do corpo de Cristo seja ativo no desenvolvimento do restante do corpo. Temos de reproduzir o processo do discipulado na vida dos outros. É preciso que sustentemos uns aos outros para concluirmos o processo de discipulado.
Satanás não quer que você se torne um discípulo e nem que você discipule outra pessoa. Ele quer que todos continuemos crianças, cristãos imaturos, porque assim não podemos causar-lhe nenhum prejuízo. Ninguém tem medo de uma criança de um ano de idade.
- Satanás sabe que você não é perigoso até que começa a crescer. Ele não se importa se você só vai a igreja, contanto que fique só nisso. Ele não fica feliz ao ver-te produzindo a vida de Cristo em outras pessoas, se isso está acontecendo é que sua fé está crescendo, você está envolvido com o discipulado.

Imitadores de Deus
Paulo foi um discípulo notável. 1 Co. 11:1. Devemos seguir Paulo, não há nada de errado nisso se ele segue a Cristo. O grande perigo da vida cristã é, conhecermos a verdade, compreendê-la e não fazermos nada com ela, obtermos mais conhecimento ao ponto de engordarmos espiritualmente e não conseguirmos mais nos mover, ficarmos inativos e cheios de conhecimentos.
Devemos nos exercitar, utilizando o que aprendemos para mudar nossa vida, nossas comunidades e ajudar a trazer outras pessoas para a fé. Caso contrário, o que estamos assimilando deixa de nos alimentar.
É possível comer muito do alimento espiritual e não nos nutrir dele, sem edificação. Como com os alimentos, espiritualmente também isso pode trabalhar contra nós. O discipulado mantém a gordura afastada, permitindo que queimemos as calorias espirituais quando colocamos em prática a verdade de Deus. O que Deus procura são pessoas que imitem a Cristo; isto é, que pareçam com Ele, e sejam exatamente como Ele é.

Ensinando os outros
Paulo desafiou Timóteo em 2 Timóteo 2:1, 2.
Paulo está dizendo a Timóteo que faça com a próxima geração de líderes o que ele mesmo fez com Timóteo: passar adiante a verdade de Cristo.
O discipulado é um processo de transferência. O ciclo não se fecha até que você e eu estejamos ensinando a outra pessoa o que Deus operou em nossas vidas.

Voltemos a Hebreus 5:12. Eles tinham regredido tanto espiritualmente que o escritor precisou dizer-lhes: “Eu tenho alguma coisa a lhes ensinar, mas vocês não estão preparados” – v. 11.

O problema não se resumia apenas no fato de que os próprios hebreus não estivessem tão amadurecidos espiritualmente como deveriam estar. Não tinha capacidade de ensinar aos outros, quando na verdade já deveriam fazê-lo. A igreja estava subnutrida.

Existem em nossas igrejas irmãos que são incapazes de apontar uma única pessoa que elas esteja atraindo para a fé. Os discípulos em perspectiva nos rodeiam: em casamentos, famílias, na igreja, na vizinhança, no trabalho.
Encorajar um candidato para o discipulado geralmente não é problema. O problema é que são muitos os santos que permanecem inativos em vez de entrar no jogo.
É fácil sentar nas arquibancadas e aplaudir. É outra história entrar no campo w jogar a partida. Temos uma porção de críticos profissionais em nossas igrejas, mas não um número suficiente de discipuladores. Deus não nos chamou para sermos críticos. Ele nos chamou para edificar a verdade d’Ele na vida de outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário