Torne-se um Afiliado da Imagem e Folheados

segunda-feira, 4 de março de 2013

RESPONSABILIDADE DENTRO DA IGREJA

Aqui está um terceiro fato importante do discipulado. Deus criou um ambiente específico para o discipulado se desenvolver. A igreja local. Não existe discipulado bíblico sem igreja local.
Pessoas que dizem estar sendo discipuladas fora do contexto de uma igreja local não entendem a natureza do discipulado e nem da igreja. Paulo diz em 1 Tm. 3:14, 15: “saibas como convém andar na casa de Deus...”. Isso significa que ministérios isolados das outras funções da igreja, não podem sozinhos cumprir a missão da igreja.
Alguns desses grupos, em vez de fortalecer a igreja local, transformam-se em seus substitutos. Esses grupos só são válidos quando fortalecem e habilitam a igreja local. Paulo esclarece que a igreja é o contexto no qual a conduta dos santos é medida e avaliada. A igreja é a família de Deus.
Não estou dizendo que você não possa ouvir um programa de rádio ou televisão, ou uma conferência e seja encorajado ou ajudado. Essas coisas são auxiliares, podem aumentar e auxiliar o ministério da igreja, mas não podem substituí-la. Uma criança pode ir à escola e aprender, mas a escola nunca pode tomar o lugar do lar.
A igreja é o contexto de Deus no qual o discipulado deve acontecer.

1 - O motivo para isso é a natureza da igreja – Ef. 1:22, 23.
Muitas vezes o discipulado não acontece, não por falha das pessoas, mas por causa da igreja. Por quê?
Porque de vez em quando a igreja não compreende ou esquece o que é.
Paulo escreve: “E Deus sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés (Cristo), e sobre todas as coisas o constituiu cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche tudo em todos”.
Cristo foi dado apenas à igreja, mesmo sendo cabeça sobre todas as coisas. Portanto, se eu e você vamos seguir a Cristo, vamos segui-lo fazendo parte da igreja!
- Ele a chama de corpo de Cristo – o corpo tem apenas uma função – executar o que a cabeça ordena.
- Dessa forma se torna a plenitude daquele que enche tudo em todos, pois através dela Cristo realiza o que deseja. Ele completa a igreja à medida que ela completa os propósitos de Cristo. Foi por isso que Cristo disse: “Eis que estarei com vocês...”.

2 – O alimento da Igreja

Exatamente como um nenê precisa de uma família para providenciar-lhe um contexto de alimentação e desenvolvimento, cada cristão precisa ser parte dinâmica de um corpo local de crentes. É muito triste dizer, mas existem muitas pessoas que freqüentam a igreja sem participar do ministério. Isso é pecado. Por quê?
Pelo mesmo motivo que você teria um problema físico se o seu dedo não estivesse preso à mão. O cristão solto é inútil e não pode se desenvolver.
É pecado não pertencer a uma assembléia local da família de Deus. Imagine uma criança que só sai do seu quarto para comer. Isso não é vida familiar. Vida familiar é participação e envolvimento dinâmicos.
Um dos motivos porque precisamos do ministério da igreja para nos tornar discípulos é que nenhuma pessoa pode dar a outra tudo o que ela necessita para se tornar madura em Cristo. Precisamos de todo o corpo de Cristo, para que aquilo que estiver faltando em uma pessoa possa ser suprido por outra. Assim, todo corpo cresce “pelo auxilio de todas as juntas” (Ef. 4:16).
Hebreus 10:23- 25 destaca essa mesma verdade. Os cristãos Hebreus estavam passando por momentos difíceis, por isso o autor insistia com eles: “não deixem de congregar”.
- Congregar vem de “sinagoga”, lugar de reunião dos crentes, a igreja. Não só do edifício, mas a comunhão dos santos. Esse é o ambiente propício para o crescimento espiritual e para alcançar a maturidade plena como discípulo de Cristo.
- A igreja é como Hospital. (Mt. 9:12), não um lugar onde você apenas se sinta confortável com sua doença. A tarefa do hospital é ajudá-lo a se livrar de sua enfermidade. O hospital conta com pessoas treinadas e equipamento necessário para esse trabalho. O mesmo acontece com a igreja.

O capitulo 12 da primeira carta aos coríntios aponta para a necessidade do crescimento espiritual da igreja. Paulo diz que todo crente é importante para o desenvolvimento espiritual dos demais – v. 12 e 14.
- Nenhum membro do corpo pode dizer para o outro, não preciso de ti. Pelo contrario, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis (v. 18). Por quê?
Para que não haja divisão na igreja. Mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros (v. 25).
Ex: quando bato o dedão do pé na quina do sofá, entram em ação meu cérebro, minha mão, a perna e a boca. Espiritualmente temos que demonstrar o mesmo cuidado uns com os outros.
É egoísmo vir à igreja e dizer: “Ministrem a mim. Sirvam-me – mas não me peçam para estar à disposição para ajudar a discipular os outros crentes. Essas pessoas sugam o sangue vital da igreja sem dar-lhe nenhuma contribuição significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário